24 de ago. de 2011

Matrioska


Brinquedo tradicional da Rússia, essas bonecas são feitas de diversos materiais, sendo que é mais comum encontrá-las em madeira. Colocadas umas dentro das outras em uma sequência de 5 a 8 bonecas em ordem decrescente. Essas gracinhas ganham pinturas que retratam os trajes tradicionais das camponesas e seus objetos de trabalho.

Minis perfumes Kenzo













Apesar da charmosa Matrioska ser um símbolo da cultura russa, sua origem remonta ao ano de 1890 no Japão. Quando o brinquedo foi dado de presente à família Mamôntov, conhecidos como patrocinadores da arte no século XIX. O artesão Vassily Zvyôzdotchkin criou a primeira batizando-a de 'Matryoshka', que é um diminutivo doce de Matrona, figura que representa da mãe, generosidade materna e fertilidade da terra. A boneca se tornou um ícone depois que o pintor Sergei Maliutin fez uma pintura no brinquedo de madeira, e expôs a peça na feira internacional de Paris, em 1900. 
 
O aniversário de 10 anos da revista Vogue Rússia contou com
31 mega estilistas convidados para desenvolver roupinhas fashion
às tradicionais bonecas russas. http://www.vogue.ru/

Matrioska camponesa
Em outra história conta-se que um velho escultor vendia bonecas,
certa vez fez uma tão bonita que não quis vendê-la, levou-a para a sua casa e a colocou no seu criado mudo, dando-lhe o nome de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite a Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê.



Matrioskas
E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, nas noites seguintes Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário