14 de jul de 2011

Na hora de fazer as unhas, saiba o que é certo e errado

por Redação da Beauty’On Cristiana Arcangeli

O hábito de “fazer a unha” é muito comum por aqui. Enquanto na Europa se paga até 80 euros pelo serviço completo, aqui uma manicure cobra cerca de R$ 15 a R$ 20 pelo trabalho. Ainda que tenha grande importância para as mulheres, este não é um hábito saudável. “Retirar a cutícula não é bom. Ela é uma proteção para a unha e pode servir como porta de entrada para inflamações e até alguns vírus”, diz a dermatologista Patrícia Rittes. Além disso, retirando a cutícula, a mão envelhece mais rapidamente... e mão não volta ao normal com botox ou qualquer outro procedimento.

O melhor é nunca, nunca mesmo, cair na tentação de retirar a cutícula. Como? Bem, se já é tarde demais para você, transmita este ensinamento a suas filhas. A maneira correta é hidratar constantemente as mãos e as cutículas. Existem até cremes especiais para isso. Hidratadas, elas não aumentam e nem ficam esteticamente feias.


Mas e se eu passei a vida toda retirando e quero mudar de comportamento? Neste caso, comece reduzindo o processo. Tente ir à manicure para retirar a cutícula a cada 15 dias em vez de toda semana. Depois, mantenha o prazo, mas peça para ela apenas limpar. Até que você pode abandonar de vez a cultura do alicate. Isso tudo, que fique claro, só funciona se você hidratar muito a cutícula. Caso contrário, vai ficar com a mão meio “grosseira” e nada feminina.

A receita é investir em cremes com uréia ou ceramida. Aplique sempre que lembrar, várias vezes ao dia. Com o tempo, o aspecto melhora e logo você se vê livre dessa escravidão. Se não conseguir se livrar desta rotina, pelo menos leve o seu próprio kit de manicure ao salão. Alicate, lixa, espátula, palitos, vasilha e até sua própria toalhinha. Isso evita qualquer tipo de contaminação.

Quanto ao esmalte, para ficar bonito, você até pode empurrar a cutícula com espátula. Isso não é muito agressivo. Por falar nele, apesar de ele ficar o tempo todo coladinho na unha, seus efeitos de ressecamento são imensamente menores do que o uso da acetona ou removedores de esmalte. Para neutralizar isso, hidrate as unhas também e as deixe em água morna por alguns minutos. Depois disso, pode esmaltar com a cor da moda.


Dicas das Belle Divas:

1. Creme Nutritivo Sally Hansen Radiant Hands, Nails & Cuticles Creme 99.2 gr; 2. Hidratante Clinique Deep Comfort Hand and Cuticle Cream 75 ml; 3. Hidratante Biotherm Biomains 100 ml


Nenhum comentário:

Postar um comentário